Em homenagem ao Dia Mundial da Limpeza, evento será realizado na Ilha da Gigoia, às 9h
A Coopama, com o apoio do projeto Preservando o Pantanal Carioca, convida todos a participarem de uma grande ação de limpeza das margens da Lagoa da Barra da Tijuca. Com o apoio da Petrobras, a ação acontece na Ilha da Gigoia, nesta sexta, dia 20 de setembro, às 9h, em comemoração ao World Clean Up Day.
Link para inscrição:
Para o presidente da Coopama, Luiz Carlos Fernandes, a iniciativa vai muito além de uma simples limpeza. “Estamos trazendo sensibilização para a população sobre a importância dos cuidados do nosso ecossistema. Cada ação que realizamos até aqui tem sido de grande relevância, com o apoio de voluntários e parceiros como a Petrobras, estamos caminhando para um futuro muito mais sustentável”, afirma Luiz.
A ideia é mobilizar voluntários, cooperados e funcionários da Petrobras para coletar resíduos das margens da lagoa da Barra da Tijuca. Os resíduos serão pesados e registrados para tratamento após a coleta. Para garantir que os materiais sejam devidamente destinado, a Coopama será responsável pelo processo de triagem e reciclagem.
Além disso, o objetivo da ação é aumentar a conscientização sobre o meio ambiente, particularmente entre as crianças da comunidade. “O manguezal todo é um berçário marítimo tanto dos peixes quanto dos caranguejos e também do nosso ar. Ele filtra bastante impurezas, e a árvore do mangue produz cinco vezes mais oxigênio que uma árvore comum. Em qualquer lugar do mundo, devemos proteger o mangue”, ressalta o presidente da ASAq e idealizador do Projeto Preservando o Pantanal Carioca, Dayvidson dos Santos.
“Muito mais que uma ação de limpeza é importante mostrar o impacto ambiental que o descaso com o lixo acarreta. Acredito que mostrando e inserindo as pessoas no ecossistema lagunar, seja um despertar para a conscientização que todos nós somos responsáveis pelos nossos resíduos”, afirma a influenciadora difital Débora Futcher, que costuma organizar ações de limpeza nas lagoas da Barra e ja retirou mais de 15 toneladas de lixo do local. “Construindo uma relação de amor com o meio ambiente passamos a ter mais consciência desde a produção do lixo até o descarte”, finaliza.
Logística
Um café da manhã e debates sobre os efeitos ambientais da ação darão o início ao evento.
Serão fornecidos todos os materiais necessários (luvas, sacos de lixo), além de orientações sobre o manuseio seguro dos resíduos. Também discutiremos a importância da correta destinação dos materiais coletados e como podemos todos contribuir para um planeta mais limpo e saudável.
Haverá Instruções sobre o manuseio dos materiais de forma segura. É importante não esquecer do protetor solar, boné, água e calçado fechado para maior segurança.
Os voluntários podem participar da pesagem e registro dos resíduos coletados e ver como os resíduos são separados e enviados para reciclagem, promovendo a economia circular.
Cronograma previsto
9h00 - 9h30: Registro e distribuição de materiais
9h30 - 10h00: Café da manhã
10h00 - 10h30: Coleta dos resíduos nas margens da lagoa
10h30 - 11h00: Pesagem e registro dos materiais coletados
11h00 - 11h30: Roda de conversa final, fotos e compartilhamento nas redes sociais
Ponto de encontro:
Deck do Metrô Jardim Oceânico - Saída Lagoa
Link para inscrição:
Comments