Peça comemora 40 anos da primeira exibição da série Sítio do PicaPau Amarelo na TV
Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Rabicó, Visconde de Sabugosa, Saci, Cuca e, claro, Emília, a boneca de pano que virou gente estão na área! A adaptação teatral da obra de Monteiro Lobato, o Sítio do PicaPau Amarelo, celebra os 40 anos da primeira exibição da série na TV em um único final de semana no Teatro Bradesco Rio, nos dias 2 e 3 de fevereiro, às 15h. Sucesso de público desde sua estreia em novembro de 2017, o espetáculo celebra ainda os 136 anos que Monteiro Lobato completaria este ano.
A adaptação para o palco é de Ricardo Silva, que também assumiu a cenografia e a direção geral da peça. O elenco traz em cena os atores Julia Gusmão (Emília), Luiza Vieira (Narizinho), Nicolas Freitas (Pedrinho), Raquel Penner (Cuca), Cristina Fracho (D. Benta e Carochinha), Cristina Guimarães (Tia Nastácia e Graulina), Wanderson Bernardo (Saci e Tio Barnabé), Guilherme Gutierrez (Príncipe Escamado e Rabicó) e Victor Salzeda (Dr. Caramujo e Visconde de Sabugosa) dando vida aos personagens que se apresentam acompanhados por uma banda ao vivo.
Dos livros para a TV
Série de livros infantis escrita entre 1920 e 1947, virou um clássico aclamado mundo afora. Os personagens do Sítio do Picapau Amarelo, escrito Monteiro Lobato (1882-1948), saltaram das páginas dos livros para os quadrinhos e foram parar na TV. Agora, no teatro, revive as travessuras e reflexões da boneca de pano Emília, ao lado de seus amigos Narizinho, Pedrinho, Visconde de Sabugosa, Tia Anastácia e Dona Benta; entre tantos outros personagens.
"Muito mais do que apenas entreter, a Cia. Teatral Sassaricando busca com a peça Sítio do Picapau Amarelo valorizar a cultura brasileira, seus autores e suas obras; resgatar a leitura e o contato com o livro físico; estimular o contato das crianças com brincadeiras de roda, soltar pipa, tomar banho de rio, brincar com peão, entre tantas outras que fizeram parte, durante anos, da infância de muitas crianças. A peça teatral nasce no resgate lúdico, no folclore, na imaginação e na importância que ela nos oferece dentro do contexto social, político e econômico", afirma o responsável pela adaptação e direção geral da peça Sítio do Picapau Amarelo, Ricardo Silva.
"Apresentar um espetáculo com histórias adaptadas a partir desta obra, significa levar para o público infantil personagens com a essência puramente brasileira, trazendo à tona, um sentimento de resgate da nossa infância, de brincadeiras antigas de criança, de lembranças dos nossos avós e de suas histórias, e de um Brasil com seus rios, suas árvores frutíferas e sua fauna valorizados e preservados”, completa o diretor.
Sítio do PicaPau Amarelo
Dias 2 e 3 de fevereiro
Sábado e domingo, às 15h
Ingressos: de R$ 50 a R$ 80.
Teatro Bradesco Rio (Avenida das Américas, 3900 – loja 160 do Shopping VillageMall –Barra da Tijuca)
Comments