Como a empresária Luma Monteiro tranformou R$ 600 em R$ 1 milhão vendendo saladas
Luma Monteiro só tinha 300 pilas e seu irmão também. A pandemia de covid-19 fez a demanda do consultório dela, onde dava consultas como nutricionista, despencar. A solução? Juntar a grana dos dois e investir R$ 600 num negócio na cozinha do apartamento deles, no condomínio Rio2. Em outubro de 2020, Luma e seu irmão Yan Lorenzo fundavam o Root, um delivery de saladas, que começou com os primeiros pedidos nos grupos de WhatsApp e Facebook do condomínio.
“A ideia era vender salada em um modelo em que o cliente poderia escolher os ingredientes, similar ao formato do Spoleto. No primeiro dia só vendemos um prato. No segundo, nenhum. No terceiro já foram 4 pedidos e a coisa foi aumentando com o boca a boca”, lembra Luma, que abriu um restaurante no Città America, outro no Recreio e entrega hoje cerca de 2 mil refeições por mês. Em 2023, a empresa faturou R$ 1 milhão.
O assunto foi parar na capa da edição impressa da Folha de dezembro (foto no final da reportagem).
Mas como a empresária transformou R$ 600 em R$ 1 milhão? Um dos segredos está no cuidado com a apresentação do produto. Com os R$ 600, além do gasto com os ingredientes, ela se esmerou na escolha das embalagens.
“Queria potes e sacolas melhores do que as que recebia quando pedíamos comida em casa. Uma vez recebi um molho num sachê muito ruim. A primeira coisa que eu fiz foi escolher um pote bonito para colocar os molhos das saladas. A ideia era passar uma imagem mais profissional desde o início”, recorda. “Também tivemos cuidado com a sustentabilidade, e utilizamos embalagem biodegradável. Quisemos demonstrar credibilidade mesmo sendo um pequeno negócio que estava começando.”
O delivery dos irmãos cresceu tanto que, mesmo na pandemia, eles montaram, dois meses depois, o restaurante Root, no Città America. “Fiz um empréstimo de 60 mil e conseguimos”, conta Luma.
Só saladas, porém, não pagava as contas. Formada também em gastronomia, Luma começou a criar sanduíches, sopas e açaís.
Em janeiro de 2024, a empresa inaugurou a segunda unidade própria, apenas como delivery, no bairro do Recreio dos Bandeirantes.
Não demorou muito para o Root despertar o interesse do poderoso BarraShopping. Após três anos, com crescimento de 33% ao ano e um negócio formatado para abertura de franquias, a terceira loja (foto abaixo) – que também oferece operação por delivery – acaba de ser inaugurada na praça de alimentação do centro empresarial, onde fica o aquário.
A ideia agora é expandir o negócio ao redor do Brasil. “A loja do BarraShopping vai facilitar esse processo”, acredita Luma, que, em 2023, já havia iniciado com o irmão o estudo para entender como expandir a marca através do franchising.
O cardápio da casa no BarraShopping segue baseado na alimentação natural e inclusiva. A proposta é a mesma: oferecer comida de verdade, preparada na hora, com ingredientes frescos e naturais. O cardápio da nova unidade traz opções inclusivas, balanceadas, lowcarb, detox e vegetarianas, como:
- Frango crocante + meia salada (detox ou caesar): R$ 49,90;
- Omelete caprese + mix de legumes assados: R$ 34,90;
- Monte seu prato (salmão + 2 guarnições): R$ 49,90;
- Cheesecake com calda de goiabada ou caramelo crocante (sobremesa): R$ 26,90.
ROOT BARRASHOPPING
Praça de alimentação do aquário, 1o piso.
Delivery: iFood – ROOT BarraShopping.
Luma Monteiro dá consultorias para restaurantes usando técnicas de inteligência artificial, engenharia de cardápio e inovação. A empresária também tem um canal no YouTube onde apresenta com o seu irmão o poadcast Papo Food.
Instagram: @lumamonteiro.empreender
YouTube e Spotify: PAPOFOOD
A nossa capa de dezembro com a empresária
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