Elas não param e não deixam as amigas pararem também
Engana-se quem pensa que a terceira idade da Barra da Tijuca passa os dias em casa, assistindo tv, fazendo tricô e cuidando de neto.
Pelo menos as amigas da Lúcia Escobar e Sueli Teixeira têm muito o que fazer e onde ir. Elas esbanjam energia e bom humor, comprovando que a socialização é uma das coisas mais importantes para envelhecer bem.
A dupla está sempre antenada nos eventos e passeios que acontecem pela cidade, informam as amigas pelo WhatsApp e alugam até van para levar todas com segurança e, na volta, ainda deixar na portaria do prédio. É também pelo WhatsApp que elas compartilham as fotos e vídeos, que não podem faltar.
E olha que elas nem são da área de turismo, nem fazem disso uma fonte de renda. “Meu objetivo é tirar as senhorinhas de casa para serem felizes”, diz Lúcia. “Quando levo elas no meu carro, às vezes carrego mais gente do que a capacidade do automóvel permite”, confessa, lembrando com orgulho a idade de uma de suas passageiras mais frequentes: 94 anos.
Professora desde sempre, Lúcia começou a fazer amigas aqui participando do coral da Câmara Comunitária da Barra. Hoje, seu grupo de amigas reúne moradoras de condomínios como Riviera, Parque das Rosas e Bosque Marapendi.
O mesmo acontece com Sueli. Só que as amizades da Barra ela começou a fazer na praia, desde que se mudou para o bairro e, depois, frequentando a ABM. Antes de se tornar Assistente Social, Sueli também foi professora. Parece que vem daí o seu talento para organizar passeios: “Já levei muita criança em excursão”, conta ela, que hoje chega a lotar três vans para levar amigas por aí.
Marta Corrêa, a nossa Diretora de Marketing, fez um desses passeios e adorou: “A van é super confortável e as pessoas muito divertidas. Parabéns, meninas, pela iniciativa!”
Os benefícios da socialização
Fundamental em todas as fases da vida, a socialização tem impactos significativos na saúde física, mental e emocional.
Confira os variados benefícios para os idosos:
- Ajuda a prevenir a solidão e o isolamento, fatores que podem levar a depressão e ansiedade, e pode proporcionar suporte emocional, reduzindo o estresse e melhorando o bem-estar.
- Contribui para um senso de pertencimento, vital para a autoestima e a felicidade.
- Promove a saúde cognitiva e reduz o risco de declínio mental, pois interagir com outras pessoas envolve atividades mentais que estimulam o cérebro.
- Atividades sociais muitas vezes envolvem movimento e atividade física, o que é benéfico para a saúde em geral.
Promover a socialização em idades avançadas pode envolver participação em atividades de grupo, voluntariado, clubes, aulas ou simplesmente manter contato com amigos e familiares
Comments