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Luz no fim do túnel para o trânsito caótico

Presidente da Câmara dos Vereadores do Rio e morador da Barra há mais de 30 anos, Carlo Caiado apresenta plano de mobilidade urbana para região

As ruas atrás do antigo Extra 24H e do Barramares podem ser desobstruídas e uma ponte vai ligar o Via Parque à Linha Amarela. Quem garante é o presidente da Câmara dos Vereadores do Rio, Carlo Caiado. Morador da Barra há mais de 30 anos, ele diz que estas são algumas prioridades da Prefeitura na lista de intervenções impactantes para a melhora do trânsito na região.


“Tem ainda a minha lei de 2014, que o prefeito sancionou, que agora foi feita a licitação e uma empresa ganhou, que é a implantação do transporte lagunar. Vai facilitar muito termos um transporte lagunar público. Espero que seja feito o quanto antes”, disse Caiado.


Para o parlamentar, a mobilidade é um desafio de qualquer cidade, ainda mais na Barra da Tijuca, onde o plano Lúcio Costa impulsiona as pessoas a andarem de carro.


“Mas ao longo do nosso mandato sempre lutamos por grandes intervenções. Colocamos a Ayrton Senna sem sinal, foram feitos os mergulhões em frente ao Barra Point. E um novo viaduto, inclusive, ligando São Conrado a Barra da Tijuca”, diz Caiado, lembrando que, através da legislação urbanística, os grandes empreendimentos, que são amparados pelo plano Lúcio Costa, devem pagar taxas para a CET-Rio e para um fundo de mobilidade que é gerenciado pela Prefeitura.


“Fizemos alguns requerimentos e, através da nossa liderança, buscamos que essas taxas sejam realmente utilizadas em intervenções que vão melhorar o dia a dia do bairro”.

 

Caiado lembrou de um empreendimento da Cyrella, localizado antes da subida da Ponte Lúcio Costa, à esquerda (sentido Américas).


“Através do nosso mandato, junto com os moradores do entorno, conseguimos que a Prefeitura exigisse que eles fizessem uma readequação do retorno da orla, de quem vem do Receio para acessar a ponte. Aquilo ali é um caos e causa um trânsito enorme na Lúcio Costa, sentido Zona Sul. A Cyrella, com custo zero para a Prefeitura, está fazendo esse projeto de mobilidade”, esclarece.

 

A seguir, Caiado fala sobre algumas intervenções de mobilidade urbana da Prefeitura...

 

VIA PARQUE

“No antigo Extra 24h, onde vai ser feito um condomínio, temos a Avenida das Américas na frente e, nos fundos, a Via Parque. Essa via pode ligar o Downtown até o Fórum. Essa é uma luta nossa constante. Está sendo exigido que o empreendimento faça o trecho aonde ele está realizando a obra. Isso facilitaria o nosso segundo e terceiro passo para que tenhamos essa abertura de fato. Na Avenida das Américas, a prefeitura também exigiu fosse feito o alargamento do retorno que fica em frente ao empreendimento”.

 

VIA 2

“Essa é uma intervenção que liga o Jardim Oceânico, onde tem o Hortifruit, com a Prefeito DulcídIo  Cardoso. O motorista não precisaria pegar a praia para chegar na ABM, ou no Parque das Rosas. Mas esse trecho é totalmente obstruído. E é uma prioridade da Prefeitura fazer essa abertura. Existe uma casa que impede essa abertura, mas a procuradoria do município já colocou em processo de judicialização para a retirada desse empreendimento. Com isso, ganharíamos uma via secundária de acesso aos condomínios que iria facilitar muito o trânsito”.

 

ROTATÓRIA NA AVENIDA LÚCIO COSTA COM AYRTON SENNA

“Quem vem do Recreio pela Reserva precisa pegar um retorno bem distante para acessar a Ayrton Senna. Da mesma forma como quem vem da Alvorada em direção à praia também passa por outro transtorno, pois precisa pegar um retorno em frente ao antigo Barril 8000. E isso gera um caos enorme. Essa grande rotatória estabelecida pela CET-Rio iria acabar com esse transtorno”.

 

ACESSO À LINHA AMARELA

“Essa intervenção já foi autorizada pelo Prefeito, o projeto foi finalizado e estamos no processo de licitação. Trata-se de uma ponte nova, que ligaria a rua na altura do Via Parque direto à Linha Amarela e à Abelardo Bueno”.

 

TRANSPORTE LAGUNAR

“A implantação do transporte lagunar é uma lei minha de 2014, que o prefeito sancionou. Agora foi feita a licitação e uma empresa já ganhou. Vai facilitar muito termos um transporte lagunar público. Espero que seja feito o quanto antes. Acho que é o sonho de todos os moradores. A ansiedade de todos é a mesma da minha. Ainda mais eu que sou autor da lei”.


METRÔ PARA O RECREIO

“Tem muita coisa ainda para ser feita como o mergulhão do BarraShopping e o mergulhão da ABM, que facilitaria o trânsito como um todo. Mas a nossa grande luta, que depende do Governo do Estado é o Metrô. Pelo menos até o terminal da Alvorada. Há muitos anos fizemos uma reunião, se não me engano em 2013 ou 2014, com o governador Pezão, no Windsor, com todas as associações de moradores. Ele assinou um protocolo de intenção de levar o Metrô até o Recreio. Infelizmente, não foi viabilizado. Mas é uma luta nossa”.

 

VLT

“Os estudos estão sendo feitos pela Prefeitura com o financiamento do BNDS. É uma proposta nossa e está no plano estratégico da cidade. Temos o maior centro de operações de eventos da América Latina, que é o RioCentro. Mas às vezes alguns eventos buscam outros locais em função da mobilidade. Imagina a pessoa descer do Metrô no Jardim Oceânico e ir de VLT até o Parque Olímpico. Seria maravilhoso. É o que queremos”.


Caiado lidera a aplicação da nova lei da Câmara que autoriza uso de arma de fogo pela Guarda Municipal

Agora, só depende da aprovação de um Projeto de Lei Complementar que deverá ser votado no primeiro semestre desse ano


Os vereadores do Rio de Janeiro aprovaram, por 43 votos a 7, na terça-feira (15 de abril), em 2ª discussão, o projeto que autoriza a Guarda Municipal a utilizar armas de fogo. A nova lei modifica a Lei Orgânica do Município — a principal lei da cidade.

"A guarda municipal vai poder atuar nos pequenos delitos, em eventos e na sua essência que é o turismo nos pontos turísticos, deixando a polícia militar para ações de grande porte", afirma Caiado.


Os guardas deverão receber treinamento específico para uso do armamento e poderão utilizar também equipamentos não letais para evitar agressões.


Pelo texto aprovado - que não precisa da sanção do prefeito Eduardo Paes - os guardas municipais armados vão poder realizar ações de segurança pública, inclusive policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública.


Após a aprovação do projeto de emenda à Lei Orgânica, um Projeto de Lei Complementar ainda deverá ser votado para regulamentar o uso de armas pela Guarda e permitir que ele seja implementado na prática.


A intenção na Câmara é que essa regulamentação seja aprovada até o final de junho, antes do recesso parlamentar de julho.



 
 
 

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