top of page

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca realiza concerto com entrada franca

Apresentação na Cidade das Artes terá repertório da primeira turnê internacional que o grupo fará na Europa, no fim deste mês

Como preparativo para a primeira turnê internacional que fará no fim deste mês percorrendo cidades da Espanha, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, formada por alunos de escolas da Prefeitura do Rio, apresenta neste sábado, dia 11/5, às 17h, gratuitamente, na Cidade das Artes, o concerto “Música Brasileira - Rumo à Espanha”.


O espetáculo, que terá a participação de mais de 60 alunos, terá como base repertório preparado para este primeiro circuito mundial da OSJC Europa, que passará por Valência, Alicante e Madri, entre 25/5 e 2/6. Com regência do maestro Anderson Alves, o concerto terá obras de compositores brasileiros como Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Alberto Nepomuceno, Lorenzo Fernandez, entre outros. Esta é uma ação inédita, que marca a primeira viagem internacional para os alunos da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que lançou o programa Orquestra nas Escolas em 2017.

Integrante do grupo que vai se apresentar no exterior, a aluna da Escola Municipal Leônidas Sobrinho Porto, em Bangu, Karyne Bertelo Rodrigues, de 13 anos, que toca violino na Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, nunca viajou para outro país e está muito emocionada com a oportunidade, apesar do medo de andar de avião.

"Viajar para outro país é uma sensação que nem consigo explicar. Me sinto feliz porque eu nunca viajei e nunca pensei que fosse sair do país. Agora que apareceu essa oportunidade, vou embarcar e agarrar a chance. Tenho medo de andar de avião, mas mesmo assim, só penso de estar lá na Espanha. Tocar na Orquestra da Prefeitura é muito bom porque temos oportunidade de conhecer novos lugares, mostrar a nossa cultura e a sensação de levar alegria para outras pessoas, com a nossa música, é algo maravilhoso", destaca Karyne.

Outro eufórico com a oportunidade é o estudante da Escola Municipal José Clemente Pereira, na Cidade de Deus, Eduardo Rosa, 13 anos, que toca trompete na Orquestra, e que também vai viajar de avião pela primeira vez na vida.

"Eu estou muito feliz. É a primeira vez que vou viajar de avião e logo para a Europa. Espero que a gente se divirta e toque bastante, que façamos boas apresentações. Tocar na Orquestra da Prefeitura para mim é algo enriquecedor. Consigo adquirir novas experiências, conhecer novos amigos. Espero fazer outras viagens com a orquestra", diz Eduardo.

Segundo o maestro Anderson Alves, que vai reger o grupo na Espanha e nesta apresentação do dia 11/5, “preparar um grupo de 60 alunos para uma turnê de 12 dias na Europa não é uma tarefa fácil, mas que o resultado musical está acima das expectativas”.

"Os desdobramentos na autoestima desses jovens também devem ser destacados. Neste concerto de sábado, vamos mostrar as obras que levaremos para a Europa. E também teremos a estreia mundial do “Concerto para 2 violões e Orquestra Novo Atlantico”, do compositor e maestro espanhol David Eres Brun, que foi quem convidou a OSJC para realizar esta turnê", ressalta o maestro.

No palco, a formação está assim dividida - 1º violino (13 músicos); 2º violino (12 músicos);

Viola (4 músicos); Cello (4 músicos); Contrabaixo (3 músicos); Flauta I (2 músicos); Flauta II (2 músicos); Clarineta I (1 músico); Clarineta II (1 músico); I Trompete (2 músicos); II Trompete (4 músicos); III Trompete (3 músicos); I Trombone (2 músicos); II Trombone (1 músico); Trombone baixo (1 músico); Percussão, tímpanos, bateria, pratos, bells, triângulo (7 músicos).

A coordenadora do programa Orquestra nas Escolas, Moana Martins, afirma que as realizações deste intercâmbio cultural na Espanha e da temporada de concertos da OSJC em 2019 são possíveis através patrocínio da Uber.

"A vivência artística é essencial como fator que amplia as possibilidades dos alunos para uma formação plena. Em 2019, serão mais de 20 mil alunos na orquestra, essa revolução socioeducacional onde a música é o instrumento indutor e catalisador da transformação que extrapola os muros da escola e transforma tudo ao seu redor", afirma Moana Martins.

Repertório:

Anderson Alves (1986) – Abertura Festiva No.1 (estreia mundial)

Camargo Guarnieri (1907-1993) – Suíte Vila Rica (excertos) Maestoso Andantino Saudoso Baião

Alberto Nepomuceno (1864-1920) – Batuque da “Série Brasileira”

H.Villa-Lobos (1887-1959) – Samba Clássico (orquestração: Anderson Alves)

David Eres Brum – Novo Atlântico Concerto para 2 violões e Orquestra (estreia mundial)

Lorenzo Fernandez (1897-1948) – “Reisado do Pastoreiro” Batuque

Maestro Duda (1935) – Temas Nordestinos

Luiz Gonzaga – Xote das Meninas, para quarteto vocal e orquestra (Arr: Anderson Alves)

Desconhecido – Mulher Rendeira, para quarteto vocal e orquestra (Arr: Anderson Alves)

Maestro Duda (1935) – Suíte Nordestina

Sobre a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, o Programa Orquestra nas Escolas nasceu em 2017 com o objetivo de ampliar o conhecimento na Rede Municipal de Ensino através de educação musical. Assim, nasceu a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, que é uma ação de integração e fortalecimento do ensino da música.

A OSJC começou em 8 escolas, com a participação de 824 alunos. Hoje, atua em 52 escolas municipais, com 10.500 alunos. A meta é chegar ao fim do ano com 20 mil participantes. O grupo tem ensaios e aulas toda semana e já se apresentou em vários locais no Rio de Janeiro, como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Teatro Vivo Rio, Teatro NET Rio, Parque Madureira, Câmara Municipal do Rio, Prefeitura do Rio, Museu Histórico da Cidade, Jardim Botânico, Corcovado, entre outros. Em setembro de 2018 a OSJC completou um ano com grande show no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que teve participação da cantora Elba Ramalho. Em abril deste ano, a orquestra se apresentou com Moraes Moreira na Cidade das Artes, na Barra, espaço onde o grupo ensaia regularmente.

Concerto Música Brasileira - Rumo à Espanha Com a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca Data: 11 de maio de 2019, às 17h Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes Endereço: Av. das Américas 5.300 - Barra da Tijuca Capacidade – 450 lugares Entrada gratuita Distribuição das entradas a partir das 16h na bilheteria da Cidade das Artes Classificação livre

Comments


bottom of page