top of page

Psicóloga comenta os benefícios da psicoterapia online e suas aplicações

Updated: May 30, 2019

Serviço realizado por um psicólogo online, o atendimento psicológico via vídeo tem uma abordagem equivalente a psicoterapia presencial

O atendimento psicológico via vídeo tem uma abordagem equivalente a psicoterapia presencial. No Brasil, desde novembro de 2018 o atendimento realizado por um psicólogo online é permitido pelo Conselho Federal de Psicologia sem limite de sessões.


As sessões duram 50 minutos e são feitas via vídeo mediante agendamento e pagamento prévios e representa uma revolução na forma como psicólogos e pacientes podem ter suas consultas, independente de estarem ocupando o mesmo espaço físico, graças ao poder da tecnologia.


A psicóloga Roselene Espírito Santo Wagner explica os prós e contras desta nova modalidade de atendimento: “É uma solução prática. A terapia online expandiu as possibilidades no que se refere a atendimentos e acompanhamento, além de também fornecer acessibilidade a pessoas com deficiências físicas, domésticas, ou problemas de mobilidade. Indivíduos que não podem sair de casa por vários motivos, como síndrome do pânico, agorafobia, Transtorno de Estresse Pós-Traumático podem encontrar na terapia online um modo de continuar o tratamento, assim como pessoas com limitações de mobilidade. Além disso quando já conhecemos nosso paciente, mas ele precisa viajar ou se mudou, para outro Estado ou País e quer continuar o processo terapêutico com o profissional já contratado”.


Apesar da terapia online utilizar o que há de mais moderno em telecomunicações, a Dra. Roselene também aponta que a comunicação à distância entre um terapeuta e um cliente não é um conceito novo: "Sigmund Freud utilizou extensivamente cartas para se comunicar com seus clientes. Grupos de auto-ajuda começaram a surgir na Internet já em 1982. Hoje, existem inúmeros sites que oferecem conteúdos e informações sobre saúde mental, bem como outras especializações oferecem o mesmo produto”.


Em sua experiência como profissional da saúde, a Dra. Roselene relata que a terapia online lhe permite atender pacientes em todo o mundo: "Tenho pacientes em vários estados do Brasil, bem como em diversos países da Europa e nos Estados Unidos e o resultado tem sido o mesmo do presencial no setting terapêutico. A disciplina de tempo (dia e hora combinados) e o investimento financeiro é o mesmo, assim como da mesma forma é um processo colaborativo entre paciente e o profissional, onde os resultados aparecem durante o processo”.


No entanto apesar de todos os benefícios apresentados, a Dra. aponta que existem contraindicações: "Cuidar da saúde psicológica de uma pessoa é um ato de responsabilidade, mas ela ;e tanto do profissional quanto do paciente. A terapia online não é indicada para casos de saúde mental graves. Crianças e menores de 18 anos precisam de autorização por escrito de um responsável”.



Comments


bottom of page