Parsons Dance reúne, neste fim de semana, coreografias inéditas no Brasil e peça com a música de Milton Nascimento
Uma das principais companhias de dança contemporânea do mundo chega, em agosto, à Cidade das Artes. Fundada em 1985 pelo dançarino David Parsons e pelo iluminador Howell Binkley, a Parsons Dance se apresenta na Grande Sala, em três sessões, neste fim de semana, dias 24 e 25/08. A volta aos palcos brasileiros, após 16 anos, reúne seis diferentes peças – desde dois de seus maiores clássicos, até três coreografias inéditas no Brasil. Um dos destaques da apresentação é a peça “Nascimento”, uma homenagem ao Brasil, criada especialmente sobre uma música composta por Milton Nascimento para o Parsons.
Em um espetáculo que mistura o clássico e o moderno, flertando com o pop, o público assistirá a duas obras tradicionais de seu repertório: “Wolfgang”, coreografada por Parsons para a Sinfonia nº 25 em sol menor de Mozart, mas com uma energia moderna, e “Caught”, considerada pelo coreógrafo uma das mais emblemáticas peças da companhia.
Além dessas, três coreografias serão apresentadas pela primeira vez no Brasil: “Balance of Power”, uma dança eminentemente percussiva, de 2020, um dos solos mais difíceis da Parsons Dance; “The Shape of Us”, um número com passos desafiadores para os dançarinos onde Parsons explora a conexão com a música da banda experimental Son Lux; e “JUKE”, uma peça do coreógrafo Jamar Roberts, um veterano do Alvin Ailey American Dance Theater, criada com a música vibrante de Miles Davis.
Já “Nascimento” é uma peça muito fluida e divertida, com sabor brasileiro, criada sobre a música composta por Milton Nascimento — um presente dele para a Parsons Dance — e uma celebração dos ritmos e cores da música e do povo brasileiro. Quando criou a coreografia, que já foi apresentada em todo o mundo, Parsons explicou que ela refletia as sensações de um norte-americano sobre o que viu no Brasil.
Apaixonado pela dança e pelo Brasil, David Parsons, tem um trabalho enérgico e atlético desenvolvido em mais de 75 obras que fazem parte de seu repertório e garantiram à companhia um lugar de destaque no panorama da dança mundial. O grupo já se apresentou nos cinco continentes e em 445 cidades de 30 países.
Parsons Dance
Dias: 24 e 25 de agosto
Horário: sábado às 16h e 20h e domingo, às 18h
Ingressos: a partir de R$40 na bilheteria ou no site da Sympla https://bileto.sympla.com.br/event/95687/d/264424
Classificação: 10 anos
Local: Grande Sala da Cidade das Artes (Avenida das Américas, 5.300 – Barra da Tijuca)
Comentarios