Com entrada franca, Rio WebFest 2018 acontece na Cidade das Artes, de 15 a 18 de novembro
Com programação gratuita a quarta edição do Rio WebFest vai acontecer de 15 a 18 de novembro nos principais espaços da Cidade das Artes - Rio de Janeiro. Seriados digitais, vídeos dança, vídeos clipe, vídeos publicitários, projetos para coprodução e ideias para webpilotos concorrem em diversas categorias.
Festival da categoria com a maior quantidade de prêmios do mundo, o Rio WebFest vai distribuir troféus personalizados, premiações em dinheiro, contratos de coprodução, viagens internacionais para Itália, França e Los Angeles, além da seleção oficial direta para muitos festivais internacionais parceiros.
“O diferencial do RIOWF é dar oportunidades reais aos criadores de conteúdo. Assistindo às masterclasses, keynotes, oficinas e mesas redondas com convidados internacionais e profissionais do mercado audiovisual, os participantes aprendem gratuitamente como podem melhorar o seu modo de produzir. As viagens internacionais e seleções diretas para festivais parceiros internacionais dão a chance de promover o produto audiovisual brasileiro no exterior, onde é mais exótico e por isso a possibilidade de ser monetizado é maior que no mercado nacional. Foi assim que aconteceu com nossa própria websérie, Oposto do Sexo, que foi vendida duas vezes pra França e uma pra Coreia do Sul”, explica o fundador do festival Leandro Silva.
O evento será realizado nos principais espaços da Cidade das Artes, centro cultural de referência na zona oeste do Rio de Janeiro
“A Cidade das Artes é hoje o mais moderno e importante centro multicultural da cidade. Um local único, grandioso em sua arquitetura e em pleno funcionamento. O Rio WebFest 2018 vai ocupar seis de seus principais espaços incluindo o Teatro de Câmara e o Teatro da Grande Sala. Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber os criadores e o público das websérie”, comemora o cofundador do festival Daniel Archangelo.
“Os seriados digitais não são o futuro, são o presente. Hoje os webfests proliferam ao redor do mundo e os festivais tradicionais de TV e Cinema com o Emmy e Cannes já abriram novas categorias visando as webséries. Plataformas de vídeo online apostam cada vez mais no conteúdo exclusivo sob demanda, dado o sucesso mundial do Netflix. Serviços como o YouTube Red, Amazon Prime e Facebook para Criadores são bons exemplos deste movimento”, comenta Silva.
Durante o Rio WebFest 2018, a organização vai exibir gratuitamente ao público mais de 200 seriados digitais. Também serão ministradas palestras, workshops, masterclasses, keynotes, mesas redondas e painéis. O festival ainda oferece eventos de gala com performance de bandas musicais, coquetéis de networking e a festa de premiação com direito ao blue carpet transmitido ao vivo pela internet para todo o mundo.
“O que nós observamos ao longos dos anos de festival é o amadurecimento de uma linguagem de criação para web. Os conteúdos que chegam para nós vão ganhando características particulares que potencializam a comunicação através da tecnologia mobile. Por isso é tão importante o encontro e a troca de experiências entre os criadores. Quanto mais o mercado se aquece para esse modelo de produção, mais a linguagem se desenvolve” aponta Archangelo.
A maior celebração da web no Brasil vai acontecer nos dias 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2018, na Cidade das Artes, Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Para se inscrever acesse: www.riowebfest.net.
Imperdível!
Rio Webfest
O Rio WebFest teve sua edição inaugural realizada em 2015, na Ação da Cidadania e Casa Porto, centros culturais localizados na Zona Portuária do Rio de Janeiro, onde 185 trabalhos, 65 séries nacionais e 120 internacionais concorreram a mais de 30 prêmios. A edição de 2016, sediada pela primeira vez na Cidade das Artes, foi um salto exponencial que consolidou o sucesso da iniciativa. Finalmente, a edição de 2017 tornou o Rio WebFest um dos mais importantes eventos da categoria no mundo, com mais de 500 séries inscritas, das quais 206 concorreram a 54 troféus, prêmios em dinheiro, contratos de coprodução e três viagens internacionais.
Super Project
O Super Project coloca os criadores independentes cara a cara com produtores audiovisuais brasileiros e estrangeiros para venderem seus projetos de coprodução em sessões de pitching. Dez projetos serão selecionados para cada sessão de pitching, e os projetos vencedores deixarão a cerimônia de premiação do festival tendo conquistado um contrato de coprodução.
Web Piloto
O Web Piloto é a chance de criadores provarem que são capazes de executar seus projetos de pilotos sozinhos, durante o período do festival, com a possibilidade de premiação em dinheiro. É uma maneira de patrocínio inovadora, sendo o RIOWF o primeiro festival do mundo a abarcar tal modalidade. Seis equipes serão pré-selecionadas para gravarem durante os dias de eventos na Cidade das Artes e uma delas será escolhida vencedora.
A Cidade das Artes fica na Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca.
Realização: Charlotte Produções e Dendrobates Cultura
Fundadores: Leandro Silva e Daniel Archangelo
Endereços oficiais
www.riowebfest.net
www.facebook.com/riowebfest
www.twitter.com/riowebfest
http://filmfreeway.com/festival/RioWebFest
Comments